Desigualdade: Brasil possui a 2ª maior concentração de renda do planeta

O Brasil é o segundo país do planeta com maior concentração de renda. Os 1% mas ricos concentram 28,3% da renda totalidade do País. Os dados deixam o Brasil apenas detrás do Espiolhar, onde a proporção é de 29%. Nesses 2 países, quase um terço da renda está nas mãos dos mas ricos. Já os 10% mas ricos no Brasil concentram 41,9% da renda totalidade. A estudo é do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta segunda-feira 9.

Em terceiro lugar da lista aparece o Chile, que concentra 23,7% de sua renda totalidade entre os 1% mas ricos. Entre os vizinhos do Brasil também aparece a Colômbia, em 9º lugar do ranking com taxa de concentração de renda entre os 1% mas ricos de 20,5%.

O relatório também avaliou os países conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que possui como apoio indicadores de saúde, ensino renda. Medido anualmente, o índice vai de 0 a 1 – quanto maior, quer dizer, mas próximo de 1, mas desenvolvido o país. Com IDH de 0,761, o Brasil ocupou o 79º lugar no ranking, com uma pequena melhora de 0,001 em comparação com ano pretérito. Nada obstante, o Brasil caiu uma posição no ranking global, da 78ª para 79ª posição.

No cabeça do ranking, entre o conjunto de países com bastante elevado desenvolvimento humano, despontam em primeiro lugar a Noruega (IDH de 0,954), seguida da Costeleta (IDH de 0,946) Irlanda (0,942).

No pólo oposto, entre os países com insignificante desenvolvimento humano, os IDHs mas baixos estão em Níger (país da Proeza ocidental), com 0,377 República Núcleo-Africana, com IDH de 0,381.

Bastante obrigado por ter chegado até cá…

… Porém não se vá ainda. Ajude-nos a sustentar de pé o trabalho de CartaCapital.

O jornalismo vigia a fronteira entre a cultura a barbárie. Fiscaliza o conseguir seus dimensões. Está a serviço da governo popular da heterogeneidade de opinião, a trevas do autoritarismo do pensamento único, da ignorância da brutalidade.Há 25 anos CartaCapital exercita o anjo crítico, leal à verdade factual, atenta ao compromisso de inspeccionar o ser capaz onde almeja que este se manifeste.

Nunca de antemão o jornalismo se fez tão necessário nunca dependeu tanto da taxa de qualquer um dos leitores. Seja Sócio CartaCapital, assine, contribua com um veículo devotado a fabricar diariamente uma informação de qualidade, profunda analítica. A governo popular agradece.

6 exemplos de responsabilidade social para empresas

Projeto Aboriginal Pipeline Group do Canada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *